Como fazer Pintura Hidrográfica? Aprenda Agora

pintura hidrografica

A personalização sempre traz novas possibilidades de transformação de todos os tipos de objetos. Algumas técnicas já foram bem-sucedidas e são reconhecidas internacionalmente, como a pintura hidrográfica.

Este processo de personalização está se tornando cada vez mais popular e cada vez mais pessoas se interessam por ele. Não demorará muito para que as pessoas comecem a fazer isso em casa, com suas próprias mãos.

Hoje você aprenderá o que é preciso para pintar com aquarela e receberá um guia passo-a-passo completo.

O que é pintura aquarelada?

Antes de lhe ensinarmos a pintar com aquarela, deixe-nos explicar o conceito. A pintura aquarelada é um processo de impressão que utiliza água e uma fita adesiva especial.

Se você mergulhar um objeto nesta fita (que flutua na água), a impressão se cola à superfície.

As aquarelas podem ser criadas em quase todos os objetos que você quiser personalizar. É possível mergulhar um objeto na água? Pode então ser personalizado com tinta hidrográfica.

Este modelo de personalização é amplamente utilizado na indústria automotiva e também na indústria náutica para pequenas embarcações, tais como lanchas e iates. Acreditamos que a pintura hidrográfica oferece durabilidade e resistência excepcionais.

Entretanto, se você quiser aplicar este método em casa, você precisa tomar algumas precauções especiais, além de todos os materiais, ou mesmo fazer um curso de pintura hidrográfica que ensina o passo a passo. Pois bem, antes de tudo, considere o tamanho da sala que você deseja personalizar. Quanto maior a sala, maior o recipiente que tem que ser usado para molhar.

Materiais para pintura

Os materiais básicos para a pintura de aquarela em casa são os seguintes:

Recipiente de água – como já mencionado, quanto maior o objeto a ser personalizado, maior deve ser o recipiente. Você deve ser capaz de imergir a maior parte do objeto no recipiente. Também é importante considerar o tamanho da folha utilizada, que deve se estender até a água, o que significa que deve haver espaço para ela,

Película hidrográfica: o desenho a ser impresso no objeto é impresso em uma película hidrográfica. O formato padrão tem 50 cm de largura, mas também há filmes especializados de 80 cm e 1 m de largura. Feito de álcool polivinílico, um polímero sintético produzido a partir do monômero de acetato de vinil (VAM), é solúvel em água e biodegradável. Para manter as propriedades do filme, é importante armazená-lo a temperaturas entre 20 e 25°C,

Ativador: um produto químico que consiste em um solvente e uma base adesiva. Em outras palavras, ela garante a adesão da fita ao objeto durante o revestimento à base de água. Os ativadores devem ser usados com cuidado e parcimônia.

Tinta – para cobrir a peça. O verniz torna a pintura hidrográfica mais durável e brilhante.

Fazer a pintura hidrográfica passo a passo

Siga as instruções para preparar a pintura hidrográfica em casa. Reúna todos os materiais e siga as instruções passo a passo abaixo.

1 – Preparação dos componentes

Antes de pintar em hidrografia, é necessário preparar o objeto a ser personalizado. Deve estar absolutamente limpo, livre de gordura, lascas (se for madeira) ou outras imperfeições que possam dificultar o processo. O objeto deve ser perfeitamente liso, seco e limpo.

2 – Lixe a peça, mesmo que não seja madeira.

Este passo não é necessário para todos os materiais, por exemplo, vidro. Entretanto, antes de iniciar o processo, use lixa para garantir que o objeto esteja liso e bem desgastado. Isto se aplica ao plástico, madeira e outros materiais.

3 – Colocando a fita adesiva na água

Escolha um recipiente grande o suficiente para que a fita se estenda suficientemente acima da superfície, deixando um pouco de fita em torno das bordas. O recipiente deve ser suficientemente profundo para submergir o objeto que você deseja personalizar. A temperatura da água deve estar entre 12 e 19°C.

Para evitar que a fita se mova na água, cole as bordas da fita nas bordas do recipiente. Tenha cuidado ao colocar a fita adesiva na água para evitar bolhas de ar. Uma vez que a fita esteja na água, deixá-la no lugar por até 2 minutos.

4 – Usando o ativador

O ativador deve ser aplicado com uma seringa, uma pistola de pulverização ou uma pistola de pulverização. Preste atenção às porções. Uma fina camada de ativador é suficiente. Aplique o adesivo a uma distância de 20 cm da fita.

Permita que o ativador absorva e espere pelo menos 5 segundos antes de imergir a aquarela.

5 – Mergulhar na água

O objeto a ser personalizado deve ser mergulhado em um ângulo de 30-45° para permitir que a tinta adira melhor à água. Baixe o objeto muito lentamente e mantenha-o submerso por 5-10 segundos.

Remover qualquer resíduo de fita adesiva perto das peças acabadas antes de remover o objeto da água. Se o objeto tiver dois ou mais lados, ele pode ser virado no final do tempo de imersão.

6 – Lavagem do componente

Enxágüe: Espere pelo menos 1 minuto antes do enxágüe. O enxágüe serve para remover resíduos de fita adesiva do artigo. O revestimento à base de água deve ser perfeito, portanto, o enxágüe é necessário.

7 – Secagem e envernizamento

Permitir que o trabalho seque ao ar livre. Em seguida, aplique uma camada de verniz. Isto tornará a aquarela mais durável, resistente e brilhante, dando-lhe uma aparência profissional.

Aproveite a pintura hidrografica e use sua criatividade.

Seguindo as dicas passo a passo, você pode liberar sua criatividade e personalizar quase todos os objetos com tinta aquarelada.

A pintura aquarelada é uma técnica de personalização que se difunde no Brasil e no mundo e oferece oportunidades de trabalho para quem a aprende.

Se você quiser dar um passo adiante, você pode fazer um curso de WTP pintura hidrografica para aprender técnicas avançadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.