5 dicas para aumentar a sustentabilidade do seu negócio.

A sustentabilidade está crescendo e se tornando cada vez mais importante para as pequenas empresas. Um dos principais benefícios relatados pelos empresários é a redução de custos. Uma melhor gestão ambiental torna uma organização mais respeitada aos olhos das autoridades e do público, aumenta a probabilidade de assinar contratos com grandes organizações, etc.

A aplicação do desenvolvimento sustentável às pequenas empresas pode reduzir o impacto e permitir o desenvolvimento de profissões lucrativas com altos custos sociais e uso racional dos recursos naturais.

Independentemente do tamanho e do escopo da empresa, é possível crescer e obter lucros enquanto se protege o meio ambiente. É por isso que reunimos 5 dicas para tornar seu negócio mais sustentável.

Conceito estratégico

Identificar as questões de sustentabilidade mais importantes em seu departamento. Por exemplo:

  • Você consome muita energia ou água?
  • Você usa água ou água?
  • As matérias-primas utilizadas para a produção ou serviços são prejudiciais ao meio ambiente?
  • Existem alternativas mais baratas e de menor impacto?

Você pode sugerir melhorias em suas instalações, por exemplo, janelas maiores e lâmpadas mais eficientes para economizar energia. Além disso, você deve avaliar constantemente a produção e, por exemplo, verificar se um produto da mesma qualidade pode ser feito com menos material. Nosso conselho: tentar encontrar maneiras de reduzir o desperdício.

Responsabilidade ambiental

Tente reduzir ou eliminar a poluição causada por sua atividade. Mantenha o controle do impacto de suas profissões, produtos ou serviços. Algumas profissões podem reduzir os danos ao meio ambiente.

Reduzir a poluição visual e sonora: cuidado com cartazes, propagandas, outdoors e sinais desnecessários. Além disso, tome cuidado com a música alta ou com o ruído do palco.

Acúmulo de lixo na área: lixo em pavimentos, descarte inadequado de óleo de cozinha, esgotos abertos.

Economia circular: estar atento a todas as etapas do processo de criação do produto/serviço. Descubra onde você pode reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia. Exemplo: economize papel ao imprimir, prefira mídia digital.

  • Matérias-primas confiáveis: verifique o histórico do fornecedor – as matérias primas são renováveis, ecologicamente corretas e responsáveis?

Para mais informações, consulte o folheto Gestão Sustentável nas Organizações. Descubra como você pode usar estes critérios para beneficiar sua organização e contribuir para um mundo mais limpo.

Uso eficiente da água.

Monitore vazamentos e desperdícios em sua rotina diária. Instalar tecnologias inovadoras, tais como aeradores em torneiras. Analise o projeto de seu produto ou serviço para encontrar formas inovadoras de reduzir o uso de água. Tente também utilizar produtos de higiene biodegradáveis:

  • Tente usar produtos de higiene biodegradáveis.
  • Use uma vassoura para remover a sujeira teimosa antes da lavagem.
  • Use água de vaso sanitário novamente, se possível.
  • Promova campanhas para incentivar seus consumidores e funcionários a economizar água.

Gerenciamento rigoroso de resíduos

Analise como seu produto ou serviço é produzido. Tente minimizar o desperdício, por exemplo, o desperdício de alimentos. Você pode sempre produzir mais se usar menos matéria-prima e produzir menos desperdício.

Produtos recicláveis podem ser entregues a cooperativas de coleta de lixo. Os resíduos orgânicos podem ser compostados. Os resíduos perigosos (baterias, óleos, pneus) podem ser entregues a organizações especializadas. Outros tipos de resíduos, tais como metais e óleo de cozinha, podem ser vendidos e gerar receita. Além disso, as disposições da Política Nacional de Resíduos, Lei nº 12.305/10, devem ser levadas em consideração.

Uso eficiente de energia

Economizar energia não significa apenas desligar interruptores ou aparelhos e evitar desperdícios. Este processo pode ser iniciado mais cedo, por exemplo, instalando grandes janelas para deixar entrar a luz solar ou planejando a ventilação cruzada. Outras dicas para a eficiência energética

Pintura de paredes em cores claras. Estes refletem os raios do sol e esfriam a sala. Você gastará menos em ar condicionado.

Instalar aparelhos que consumam menos energia. Usar corretamente as ferramentas elétricas.

Filtros de ar condicionado limpos. A sujeira impede que o ar circule livremente e faz com que o ar condicionado trabalhe mais duro.

Cuidado com cabos mal conectados, desgastados e mal isolados, que podem causar cortes de energia e incêndios.

Substituir as lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes ou LED.

Desligue o computador quando não estiver em uso. Evite protetores de tela.

Considere o uso de formas alternativas de energia para sua empresa, como a fotovoltaica ou a eólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.